quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Pra que serve o analista de negócios?

Quem já trabalhou em um projeto complexo e demorado de desenvolvimento de software sabe que o envolvimento de um analista de negócios pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto.

De um modo geral, a maioria dos analistas de negócio possui os requisitos e a competência como principal linha de conduta em sua apresentação e abordagem. Se você acredita que para que um projeto de software tenha sucesso ou fracasso com base na qualidade dos requisitos, então você também deve acreditar que para esses mesmos projetos a base é ter em seu cenário o analista de negócios.

Todos concordam sobre a importância do papel do analista de negócios, mas poucos sabem exatamente o que eles fazem qual o seu papel. Em síntese: são responsáveis pela comunicação e colaboração entre a área de negócios e a TI, tendo como um de seus principais atributos a responsabilidade de agir como um canal entre as partes e a equipe.

No intuito de entender melhor o mundo dos analistas de negócio, a http://requirementssolutions.com/ realizou uma pesquisa global a fim de identificar quais são as principais atribuições de um analista de negócios e considerando que o tempo integral de um profissional desse gabarito corresponde a um “mix” de atividades apurou que: Gerenciar requisitos (70%), Elaborar casos de uso (55%), Remodelar/redesenhar os processos de negócio (50%) e Desenvolver protótipos/telas da aplicação (40%) fazem parte de um único dia de trabalho, e concluem que, 100% do dia não é suficiente para executar suas principais atividades. (Entrevista realizada com 1700 profissionais)

Muito se enganam os que pensam que nas metodologias ágeis o analista de negócios deixou de existir, na verdade, fundamentalmente as atividades por eles exercidas são mais variadas, ou seja, o quadro de atribuição cresce e ao mesmo tempo diversifica (tema que abordarei em outro post), mas o objetivo crucial desse elemento sempre será melhorar a comunicação entre desenvolvedores, arquitetos de sistemas e participantes do projeto. Tradicionalistas consideram que a atuação de um analista de negócios independe do método (ágil ou tradicional), é imprescindível, e afirmam que sua presença é a garantia do sucesso e no caso de ausência o fracasso do projeto.

Outros estudos comprovam que os melhores analistas de negócio são organizados e grandes comunicadores, têm a capacidade de destilar as informações críticas das partes interessadas do projeto, muitas vezes pelo seu talento nato ou por uma ampla gama de técnicas de abordagem e modelagem do cenário.

Quando comecei a atuar com TI, percebi que o analista de negócios seria a profissão que tornaria esse profissional em um dos mais essenciais de toda uma organização, o único que realmente têm a competência para ver os dois lados sem os vícios peculiares e que cuja meta seria aplicar a tecnologia para apoiar iniciativas de negócios que ajudariam a empresa em aperfeiçoar recursos, aumentar lucros e diminuir os custos operacionais.

Como opinião pessoal, acredito que uma organização possa formar sua área de análise de negócios (inclusive sou líder e formador de um time na entidade que atuo), porém desenvolver as capacidades e as habilidades de um analista de negócios remete a tempo e maturação, não é qualquer um que tem a condição de exercer essa função e apenas com muito treinamento e “ritmo de jogo” que lapidamos esse profissional.

  • Os analistas de negócios devem ser capazes de facilitar a aplicação conjunta de design nas sessões que envolvem grupos compostos de negócios e técnicos. Eles precisam ativamente encorajar as pessoas a contribuir com suas idéias;
  • Precisam fazer o mapeamento do processo, isto é, concentrar as conversas e formatar em um contexto geral a lógica seqüencial das ações e a continuidade operacional das atividades;
  • Aplicar os dados de modelagem para organizá-los e fazer fluir as informações através dos processos de negócios, na verdade, uma modelagem de dados lógica.

Construir a credibilidade

O analista de negócios atua como um rosto do cliente para a equipe de desenvolvimento, ele deve ser suficiente credível à equipe e a mesma deve ter fé absoluta em suas ações.

Após vários anos de carreia atuando em uma fábrica de software, aprendi que a equipe de desenvolvimento deve confiar plenamente no analista de negócios, essa confiança se adquire com a devida transparência, proximidade e coerência.

  • Interagir com desenvolvedores regularmente e manter uma relação direta e sadia, ele deve saber que você esta lá e em qualquer momento pode ser acionado para os devidos esclarecimentos dos requisitos;
  • Compartilhar com a equipe de desenvolvimento e com a área de negócios o contexto de sua atividade/detalhamento realizada, pois essa será sua sustentação “técnica/funcional”, e crédito será percebido quando comprometer ambos os lados no atendimento de seus desejos, necessidades e satisfação de suas expectativas.
  • Pode ser considerado um diferencial, explicar aos times de desenvolvimento e qualidade de software a regra de negócio, e demonstrar seu domínio da informação, essa atitude reflete sua segurança e capacidade de garantir o contexto dos requisitos.
  • Por fim, ser honesto e direto em assumir o desconhecimento de determinado assunto e humilde em solicitar quantas vezes for preciso à devida explanação do tema.

Esse é um tema muito rico e caloroso, a oportunidade que tive de estudar sobre o assunto e dissertar minha opinião reforçam como é bom ser um analista de negócios.

Fonte: http://www.businessanalyst.com/, http://www.agilemodeling.com/ e http://www.cio.com/

11 comentários:

  1. Boa AC. Saudações!

    Renato Montanari Filho
    SAP Project Manager at Grupo Meta S/A

    ResponderExcluir
  2. muito bom, AC. pela minha pouca experiência prática no assunto, entendo que em muitos casos o AN acaba não exercendo seu papel ideal nas empresas por conta de falta de esclarecimento, existe pouco trabalho no sentido de esclarecer qual o papel do AN na corporação, e por isso esta figura acaba naturalmente tornando-se algo como um analista de suporte de alto nível ou até mesmo uma figura em descrédito. entendo que não possamos atingir na prática a idealização teórica do papel do AN, mas com uma gestão clara e principalmente 'didática' acredito que seja possível proporcionar ao AN as condições para desempenhar um ótimo trabalho na busca por soluções para o negócio.

    até a próxima!

    abraço,

    Morelli.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom post AC. O mesmo reflete e muito o dia a dia de um analista de negócio. Gostaria que você abordasse mais este relacionamento entre área de negócio e área de desenvolvimento, até onde a área de negócios pode ir? E como se portar diante de uma situação no qual o desenvolvimento não apresenta o resultado esperado pela área de negócios?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Paulinho, se tivermos o devido tempo quero te ajudar a ingressar nessa carreira, vejo em você grande potencial e o que mais me motiva, sua pré-disposição.

      Vou formatar um post que vai abordar bem essa relação, aguarde e confie.

      Aquele abraço.

      AC

      Excluir
  4. Antonio,

    Tem um ano que atuo como Analista de Negócio e tenho visto analistas desacreditados nas áreas que atuam, não por deficiência da equipe e sim Gestão, onde me incluo.
    Como reconstruir a confiança perdida? " Respirar novos ares ? "

    Ricardo Cezar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,

      Acredito que essa situação seja comum nas empresas onde não exista um claro entendimento do real papel dos analistas de negócio por parte da alta direção e gerências da organização. Em determinados casos a gestão não está organizada ou não tem a maturidade em alto nível para conduzir esse time e talvez falte a competência organizacional para a gestão de pessoas. Garanto que a credibilidade do profissional nunca será questionada e nem sequer seus princípios. Portanto recomendo que nunca deixe fatores "externos" abalar sua confiança, pois somente com uma gestão madura o desempenho do Analista de negócios será o melhor.
      Agora, respirar "ar mais puro", sempre faz bem, só é preciso perceber quando você deve buscar esse ar ou "ligar o ventilador", entende?

      Aquele abraço.

      AC

      Excluir
  5. Olá AC!

    Achei o seu artigo excelente! Muitas empresas ou gestores desconhecem o papel de um analista de negócios e a sua importância. Eu trabalhei anos nesta função e sei o quanto é importante o papel deste profissional para a qualidade e sucesso dos projetos desenvolvidos pela empresa.
    Mais infelizmente não é o que eu vejo nas corporações, por isso é tão importante artigos como o seu.
    O conhecimento é a base de tudo...vamos divulgar!!

    Parabéns!

    Abraços

    Lilian

    ResponderExcluir
  6. Ótimas informações tanto para quem está começando como para quem já possui uma vivência maior na área.Isso só motiva para buscar mais conhecimento nesta área tão desafiadora que é a analise de negócios.

    Continue com a qualidade dos posts AC,

    abraço

    ResponderExcluir