sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Papéis no SCRUM.

No Scrum existem 3 papéis principais:


Product Owner

Comumente o cliente ou o gerente de um projeto maior. As suas principais responsabilidades são definir as funcionalidades, os prazos, estabelecer as prioridades de entrega, ajustar prioridades e funcionalidades e, por fim, aceitar o produto entregue.


Scrum Master

Responsável pela aplicação do Scrum na equipe. Remove obstáculos à conclusão dos trabalhos, controla o bom andamento das atividades e acompanha a aplicação das funcionalidades e a qualidade do que está sendo produzido. Atua como ponto de contato entre a equipe, os clientes e a gerência do projeto.


Equipe

Geralmente entre 5 a 10 membros. Inclui perfis multidisciplinares e auto-gerenciáveis (desenvolvedores, designers, testadores, analistas, arquitetos), que atuam em tempo integral no sprint.


O pontapé inicial para a definição de um sprint é o seu planejamento. Itens como capacidade de equipe, o backlog, tecnologia atual e funcionalidades são levadas em consideração por toda a equipe.


Nesse processo, é gerada a priorização do backlog e o plano, as diretrizes de como a equipe irá chegar ao seu objetivo final. O principal artefato gerado por essa etapa é o sprint backlog. Já formatado e com as devidas priorizações, responsáveis, tempos e datas de entrega.


Com o sprint backlog gerado, a equipe já pode começar a trabalhar nos produtos. Diariamente e feita uma reunião informal (preferencialmente com todos de pé) de cerca de 15 a 20 minutos, onde a equipe pode colocar ao Scrum Master os obstáculos que encontraram para a conclusão de suas atividades do dia anterior.


É importante salientar que essa reunião não deve servir para discussão de funcionalidades ou problemas alheios às atividades do dia anterior em si, para não perder sua essência e foco.


O gerenciamento de cada sprint é feito pelos próprios membros da equipe. Qualquer membro dela pode modificar, incluir ou eliminar tarefas e cada um fica responsável por escolher quais tarefas irá executar e atualizar diariamente as horas gastas e a estimativa de horas restantes para conclusão das atividades.


Ao final do sprint é celebrada uma reunião de revisão, onde a equipe apresenta os resulatados obtidos durante o sprint. Nessa reunião, que é informal e sem grandes apresentações, todo o time participa e discute os progressos e os problemas encontrados, onde pode-se planejar de forma mais efetiva para atingir os resultados do próximo sprint.




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3 comentários:

  1. Certo. E como são definidos os papéis no processo SCRUM? Achei que iria abordar esse trabalho de, por exemplo, saber como elencar a pessoa certa para o papel de Product Owner.

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  2. Olá amigo,
    O Scrum é uma framework que sugere "o que vc deve fazer" não diz "como fazer". Exatamente pela questão de respeitar o ambiente que vc trabalha. Ken Schwaber e Jeff Sutherland definem desta forma: "Scrum não é um processo ou uma
    técnica para o desenvolvimento de produtos. Ao invés disso, é um framework dentro do qual você pode empregar diversos processos e técnicas," Podemos talvez pensar em como "eu" escolho ou defino um PO e um SM, até porque é uma decisão do meu time conforme o ambiente em que nós trabalhamos.

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  3. Quando definimos os "produtos" de cada Sprint, estes produtos são efetivamente código construído ou podemos relacionar nestes "produtos" os "artefatos" do RUP? por exemplo.

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