quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Fixe o prazo e o orçamento, flexibilize o escopo

Olá amigos, estou lendo um livro chamado "Getting Real" (Caindo na Real), o livro aborda o desenvolvimento ágil de software. Vou compartilhar com vocês um trecho bem interessante.


Fixe o prazo e o orçamento, flexibilize o escopo


Lance dentro do prazo e do orçamento

Aqui vai uma maneira fácil de lançar dentro do prazo e do orçamento: mantenha-os fixos. Nunca jogue mais tempo ou dinheiro em um problema, apenas diminue o escopo.

Existe um mito que diz o seguinte: podemos lançar no prazo, no orçamento e no escopo. Isso quase nunca acontece e quando acontece a qualidade normalmente sofre.

Se não puder encaixar tudo dentro do prazo e orçamento planejados então não aumente o tempo e o custo. Em vez disso, puxe o escopo para trás. Sempre existe tempo para adicionar coisas mais tarde – o mais tarde é eterno, o agora está voando.

Lançar alguma coisa grande que está um pouco menor em escopo do que o planejado é melhor do que lançar alguma coisa medíocre e cheio de buracos porque precisou atingir uma janela mágica de prazo, orçamento e escopo. Deixe a mágica para Houdini. Você tem um negócio de verdade para administrar e um produto real para entregar.

Aqui vão os benefícios de fixar o prazo e orçamento e manter o escopo flexível:

Priorização
Precisaremos descobrir o que é realmente importante. O que vai chegar ao lançamento inicial? Isso força uma restrição que o pressionará a tomar decisões difíceis em vez de ficar hesitando.

Realidade
Configurar expectativas é a chave. Se tentar fixar o prazo, orçamento e escopo, não será capaz de entregar com um alto grau de qualidade. Claro, provavelmente poderá entregar alguma coisa, mas “alguma coisa” é o que realmente quer entregar?

Flexibilidade
A habilidade de mudar é a chave. Ter tudo fixado torna as mudanças difíceis. Injetar flexibilidade de escopo apresentará opções baseadas em sua experiência real de construir o produto. Flexibilidade é seu amigo.

Nossa recomendação: abaixo o Escopo. É melhor fazer meio-produto do que um produto meia-boca (mais sobre isso depois).

Um, dois, três...
"Como um projeto chega estar um ano atrasado? Um dia de cada vez." - Fred Brooks

Trecho do livro: Getting Real - 37signals

2 comentários:

  1. AC e Alaor esse livro é show. Dêem uma olhada. No meu blog tem uma rezenha dele. Mas o melhor deles se chama Rework. Tem no meu blog também. http://gustavosaraiva.com

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Olá Gustavão, obrigado pela dica. Colocarei a recomendação na minha lista de próximas leituras...

    ResponderExcluir