segunda-feira, 24 de setembro de 2012


A vantagem de um Analista de Negócios para um Arquiteto de Negócios

O deserto entre TI e negócio é o nosso reino. 

Temos que lutar com a semântica linguística e expulsar definições. Começamos como Analistas e podemos avançar para Arquitetos.

Nós não somos estritamente técnicos e não estamos estritamente funcionais. A definição do que fazemos normalmente é escrever em linguagem semi-tech (requisitos). Mas como é que vamos escrever esses requisitos, o que nos torna diferentes? Como podemos ver as coisas e por que vê-las da maneira que nós fazemos? 
Qual é o potencial da profissão de Analista de Negócios? 
O que fazemos para os supervisores, gerentes, diretores e acionistas nos ouvir? 
Como é que vamos passar de Analista de Negócios para Arquiteto de Negócios? 
É o que queremos?

Deixe-me definir a diferença entre um analista e um arquiteto, elas são sutis, mas vou descrever apenas alguns pontos críticos que percebo:

- Um analista de negócios gera relatórios para desenvolvedores ou gerentes de projetos de TI, quando digo relatórios, considero os insumos semi-tech que traduzem as necessidades mandatórias e não-mandatórias de uma solução. O arquiteto de negócios reporta aos gestores ou alta direção insumos que podem ser de negócios ou de TI, mas são independentes do projeto.

- Alguns documentos do analista de negócios são em parte, requisitos definidos e desenvolvidos pelos usuários. Documentos gerados por um arquiteto de negócios podem definir uma estratégia de negócio usando requisitos previstos pelos usuários.

- O analista de negócios opera dentro dos limites de uma arquitetura pré-determinada técnica. Arquiteto de negócios é uma parte do processo de decisão para definir a arquitetura técnica.

Algumas coisas mais:

- Um arquiteto é considerado uma voz neutra e por isso em alguns casos toma decisões mais críticas do que um analista de negócios.

- Um arquiteto deve ter a capacidade de pensar tanto na forma estratégica e táctica enquanto um analista é normalmente tático.

- Um arquiteto deve estar ciente das estratégias empresariais enquanto um analista é normalmente preocupado com projetos específicos independentes da estratégia da organização.

Assim, vemos que cada tipo de "BA" é necessário. 
Agora, como você pode se tornar o melhor BA que pode ser? 
Ou como você passar de analista de arquiteto? 

Acredito que muitos analistas de negócio tem competência técnica e estrutural para assumir esses 2 "papéis", aliás conheço muitos profissionais que tem essa habilidade.

Comentem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário