segunda-feira, 28 de março de 2011

Metodologia inovadora para controlar processos.

Com a globalização, a competitividade entre as empresas anda mais acirrada, certo?

Nesse cenário, ao identificar e organizar seus processos, as organizações conseguem promover a necessária redução de custos e melhoria da qualidade operacional de sua cadeia produtiva. É possível aproveitar esse momento para criar soluções inovadoras que agreguem valor para os clientes, bem como a busca contínua da organização em rejuvenescimento de seus processos.

Qual companhia não sonha nos dias de hoje com essa situação?

Por isso, muitas delas adotam métodos e atividades que aderem ao conceito de BPM (Business Process Managment), seja através de contratação de profissionais com amplo conhecimento do assunto ou mesmo por meio de consultorias especialistas.

BPM não é uma categoria de produto, nem uma ferramenta ou um software, mas sim uma metodologia, ou seja, um conjunto de práticas baseadas no fato que os processos nunca terminam, pois quando um processo acaba, começa outro e outro e outro.

BPM permite analisar, definir, executar, monitorar e administrar processos, incluindo suporte para a interação entre pessoas e aplicações. Com essa solução é possível padronizar processos corporativos e ganhar pontos de produtividade e eficiência, que permitem ainda aperfeiçoar a gestão do negócio e a visão de indicadores nativos.

Por tudo isso, as pesquisas não poderiam apontar para outro resultado: as grandes corporações estão interessadas nessa prática e, se ainda não a adotaram, têm planos para aderir a ela em pouco tempo.

Alguém ainda duvida?

Um comentário:

  1. Caro Antônio Carlos Rufino. Não tive como não pontuar um equívoco sério no seu texto. BPM - (Business Process ManagEment) não é uma metodologia e jamais será. BPM é uma disciplina! É acima de tudo, uma cultura que orienta, principalmente através de melhores práticas, sobre a gestão de processos. BPM não é uma metodologia porque ela não é restritiva, não proíbe e não impõe ferramentas, práticas ou formas de fazer. BPM é uma excelente referência para a construção de qualquer metodologia.

    ResponderExcluir