sexta-feira, 8 de julho de 2011

Como deve agir um analista de negócios?

Essa é uma questão muito subjetiva, e na maioria dos casos esse profissional é sempre colocado em xeque pela sua conduta, devido a ser uma posição de destaque na organização, a maturidade do indivíduo que exerce a função de analista de negócios deve ser bem dilatada e seu senso crítico altamente treinado para não cair nas valas de uma gestão que em quase sua totalidade possui gestores que ainda não sabe quem realmente são ou o que fazem esses elementos.


Grandes organizações confundem as profissões, em determinados casos nomeiam analistas de sistemas e consultores como analistas de negócios, estratégia essa adotada como manobra comercial, a fim de valorizar o profissional perante o seu cliente e diminuir seu custo referente ao valor da hora/homem na prestação de serviços.

Após vários anos de experiência e com mais de 11.000 horas de trabalho atuando como analista de negócios, entendi como realmente deve se comportar um profissional nessa posição.


Agir com toda a isenção que a função lhe permite, sua posição de destaque faz com que se torne um facilitador e em muitos casos influenciador na tomada de decisões estratégicas. Para tanto, sua linha de conduta e postura devem ser íntegras, seu nível de envolvimento com a área de negócios não pode ultrapassar a fronteira do “desejo e necessidade”, sua missão é exclusivamente alcançar o objetivo definido pela organização.


O ato de executar uma atividade com base no seu julgamento do certo ou errado, desejável ou indesejável... Faz parte do conflito diário que vive esse profissional, em sua essência a excelência é o seu maior princípio, mesmo que fatores externos e alheios a estratégia apareçam. Seu modo de agir e se comportar não podem ser corrompidos pelo “sistema”.


Claro que esse é o mundo ideal e não o que vivemos, e afirmo: estamos muito longe dessa condição. Porém, os analistas de negócios que tem essa maturidade e que mantém-se imunes aos problemas do dia a dia, devem ser prestigiados e respeitados, seus valores representam que seu modo de agir não está só alinhado a estratégia da organização, mas também a sua ética.


Quais são realmente as atribuições de um analista de negócios?


Manuais, livros, instituições e afins com a devida chancela, descrevem, orientam e certificam quais as atribuições de um analista de negócios, porém em muitos casos a prática não permite que os mesmos desempenhem seu papel conforme sua essência e em muitos outros casos nem sequer dispõe das ferramentas necessárias para execução de seus trabalhos.


Especificar, modelar, descrever, prototipar e analisar as demandas são as competências padrões do analista de negócios toda mecânica utilizada nessas ações são sua responsabilidade, ele não deve ser sênior em linguagens de programação, banco de dados e aplicações técnicas, é sim um especialista nato em gerir conflitos (pessoas), conduzir/coordenar projetos, agregar mais valor às entregas, gerar indicadores, e principalmente agir como um facilitador dentro da organização.


Enfim, a grande maioria dos gestores não desenvolve nas organizações o espaço necessário para aplicação das melhores práticas e técnicas da análise de negócio, e por isso sempre afirmo e concluo: “somente unidos seremos capazes de disseminar o conhecimento e criar a cultura do analista de negócios nas empresas”.

2 comentários:

  1. Muito bem colocado, concordo em tudo, mas a união dos Analistas de negócios pode encontrar algumas barreiras pelo caminho, como por exemplo o "EGO", que é um outro ponto que sempre discutimos. O que fazer?

    ResponderExcluir