quinta-feira, 12 de maio de 2011

Analistas de negócio valem ouro.

Apesar do artigo abaixo ser de 2008, acredito que o conteúdo ainda reflete o momento em que vivemos. É polêmico, mas incita a leitura.


"Por duas décadas, o CIO foi visto como o "link" entre as funções de negócio e tecnologia, embora esta talvez seja a percepção exata da sala da diretoria, nos bastidores os analistas de negócio são os encarregados de fazer essa ligação ao elaborar os business cases para desenvolvimento de projetos de TI, suavizando as relações entre concorrentes e impulsionando projetos.

O cargo de analista de negócio varia de acordo com a organização e a linha divisória entre funções puramente de negócio e de TI se desfez. Uma coisa é clara: a maioria dos analistas de negócio bem-sucedidos mescla o temperamento e a habilidade de comunicação de um diplomata com o talento analítico de um oficial do serviço secreto. Hoje, os analistas de negócio, valem ouro.

“Todos concordam com a importância do papel do analista de negócio, porém poucos sabem exatamente o que faz um profissional como esse.”

O analista de negócio do século 21 é um elo, uma ponte, um intermediário que equilibra a freqüente discrepância entre a oferta de recursos de TI e as demandas do negócio.



Alguns cargos de analista de negócio pendem mais para funções como operações, marketing, finanças ou engenharia. Outros analistas parecem se enquadrar melhor em postos mais voltados para TI, como em grupos de aplicativos e arquitetura ou em escritórios de projetos, porém, poucas pessoas são capazes de oferecer uma definição padronizada (com conjuntos típicos de habilidades, métodos de treinamento apropriados e carreira profissional) para o cargo.

"Analista de tecnologia do negócio o melhor amigo do CIO". Assim, surge mais uma questão relacionada a esse tipo de profissional.



Onde se encaixaria um analista de negócio em um organograma — negócio ou TI?

Distinguir entre espécies de analista de negócio faz sentido teoricamente, mas, na prática, as tendências tanto de negócio quanto de TI estão obrigando-os a assumir responsabilidades fora dos silos onde se sentem confortáveis.



A fusão definitiva do analista orientado ao negócio com o analista orientado à TI é o que alguns estudiosos denominam “analista de tecnologia do negócio”. E o indivíduo nesta função pode ser, não apenas um trunfo do CIO e do departamento de TI, mas também um elo corporativo mais bem preparado.

Estes novos analistas de tecnologia do negócio ou simplesmente analistas de negócios, são fundamentais para tornar realidade aplicativos de negócio dinâmicos ao acelerar a velocidade com que eles podem ser alterados e garantir o engajamento do usuário nestas mudanças, é um profissional que possui um mix de know-how de negócio e elevado grau de conhecimento tecnológico."

Agora pergunto: Os analistas de negócio valem ouro ou não?



Fonte: http://cio.uol.com.br

6 comentários:

  1. O texto mostra muito bem a importancia e o valor intrínseco entre o análise de negócioe e o setor de Tecnologia da Informação.
    Cada vez mais os setores se afunilam,um departamento se torna uma engrenagem do outro assim, demonstrando a importancia da total integração entres os setores.

    ResponderExcluir
  2. É verdade sim que os analistas de negócios são importantes para concretizar idéias que implementam a TI no ramo de negócios,e junto deste os CIO.Quanto mais precisa for a informação passada por eles para o analista de negócio , mais eficiente será o trabalho não só dele, mas de outras partes da TI também.
    Podemos dizer que o projeto desencadeia varios outros processos,como o de desenvolvimento.Quanto mais claro for a idéia do projeto, mais preciso será o seu foco na hora de "por a mao na massa".
    Sendo imprescindível o modo que a informação entre todas as partes é passada, principalmente do analista de negócio.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço os comentários e posicionamentos.

    Suas opiniões são de grande valia.

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ainda ontem questionei um colega de trabalho sobre os principais diferenciais para se tornar um Analista de Negócios e o post acima define bem, não os diferenciais, mas o sentido de existir um profissional como este dentro de uma organização.

    Carina Prates
    Gestão da Informação
    Gestão Estretégica de Operações
    Braspress

    ResponderExcluir
  5. Folks,
    Muito bom o tema. O AN pode ajudar muito as organizações conforme lembrado por Sam Cherubin e Kimberly Terribile - Business Analysts: A Key to Companies' Success.

    Todavia, não podemos nos esquecer que uma andorinha só não faz verão.

    Muitas culturas organizacionais, até por conta de sua respectiva maturidade, dificultam o trabalho.

    Há necessidade de compartilharmos as boas práticas, como o time tem feito nesse blog.

    Abração,

    ResponderExcluir
  6. Vou ser obrigado a pedir aumento de novo depois dessa...

    ResponderExcluir