quarta-feira, 11 de maio de 2011

Gerenciar o desempenho da análise de negócios.

As atividades de análise de negócios precisam trazer valor a iniciativa e à organização. O analista de negócios tem a responsabilidade de garantir a melhoria dos processos e do desempenho das tarefas realizadas.


Para assegurar que haja um processo de melhoria contínua, é necessário planejar como mensurar, acompanhar, avaliar e comunicar o trabalho efetuado em relação ao desempenho, à qualidade, ao custo envolvido, ao tempo despedido.


Para permitir que o trabalho de análise de negócios transcorra com sucesso é necessário obter as métricas de desempenho de análise de negócios. Essa informação deverá ser obtida através da observação e acompanhamento das tarefas executadas.


Para entender qual o melhor momento de efetuar o acompanhamento e, também, identificar os desvios será necessário utilizar os padrões de desempenho organizacional, pois contém um planjemanento das tarefas, resultados, datas, etc.; e será necessário avaliar o alinhamento da execução versus o planejado. Além disso, será importante compreender as expectativas de mudança nos requisitos e aderência ao plano de gestão dos requisitos.


É relevante assegurar que, para possibilitar a gerência de expectativas em relação ao trabalho de análise de negócios, é necessário configurar com antecedência as métricas de medição de desempenho.


As ferramentas necessárias para o gerenciamento de desempenho são:


Entrevistas;

Processos de aprendizagem;

Métricas e indicadores-chave de desempenho;

Rastreamento de problema;

Modelagem de processos;

Análise de causa raiz;

Questionário e pesquisa;

Análise e variação.


Fontes: Prof. Ernani Marques - Um curso em um livro e www.administradores.com.br

5 comentários:

  1. Quero destacar a colocação referente a métricas de medição de desempenho. Considero uma informação muito importante,e quase nada aplicada.

    Gustavo Janela Monteiro
    http://processosprojetosageis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda sobre as métricas de medição de desempenho.
    Na minha opinião um método excepcional para que haja um acompanhamento preciso de como está a qualidade do projeto atualmente e a concretização do planejamento que ele teve.
    Propondo ao analista tomar melhores decisões.Seja elas de: melhorias, remoção,alteração, etc e ainda.Pois ele terá uma visão mais abrangente do projeto a partir dessa métrica de desempenho.

    ResponderExcluir
  3. A medição do desempenho dos trabalhos é de fundamental importância.

    Aquilo que não se pode medir, não se pode gerenciar.

    Discorro mais em: http://virtual-coacher.com/edu/mod/forum/discuss.php?d=207

    Parabéns pelo tema.
    ]

    ResponderExcluir
  4. Hi there,
    Very Nice post!i like the detailing part of business analysis.
    After thinking over for quite a while about whether to go for PMP or SCRUM certification for my projects, I opted for a PMP prep course , Instructer was too good and I passed with relative ease. Looking forwards to apply what I learned in PMP classes in my company.

    ResponderExcluir
  5. Hi Penelepo,
    Thank you for your comment!
    For me, hasn't a better method of managing project. has a best method for your company, your world. We had work with both methods, and both was good for us.

    ResponderExcluir