quarta-feira, 18 de maio de 2011

Engenharia de software.

Perceber que atividades fazem parte do processo de engenharia de software é o primeiro passo para o concretizar, mas é também importante perceber como essas atividades do processo se relacionam umas com as outras para que se torne visível todo o processo de desenvolvimento do sistema.

O termo "modelo do ciclo de vida" é utilizado para descrever uma template que visa descrever um grupo de atividades e a forma como elas se relacionam. Os modelos mais sofisticados incluem ainda uma descrição de quando e como se deve mover de uma atividade para a próxima e as ações que devem ser produzidas em cada etapa.

A razão pela qual estes modelos são tão conhecidos é o fato de ajudar as equipas de desenvolvimento, e em particular os gestores, a obter uma visão geral do projeto de forma a ser possível segui-lo passo a passo, saber que ações foram especificadas, os recursos alocados e os objetivos propostos.

Estes "modelos de ciclo de vida" ou "modelos de processos" são tipicamente produzidos a partir de uma perspectiva de que poderão existir vários modelos para o mesmo processo, porém deles é capaz de dar uma visão completa de um determinado processo.


Independente da metodologia de desenvolvimento a ser seguida (tradicional ou iterativo e incremental), todos os sistemas bem elaborados passam pelos estágios de: concepção, criação e manutenção. No popular: "o que", "como" e "mudanças no sistema e ambiente".


Modelo tradicional (cascata)


Modelo iterativo e incremental

O processo de desenvolvimento efetivo deve considerar:

Relação entre todas as tarefas;
Ferramentas;
Metodologias utilizadas;
Treinamento;
Motivação dos envolvidos.

2 comentários:

  1. Amigo, belo CtrlC + CtrlV....poderias ao menos citar a fonte = wikipedia...tsc tsc

    ResponderExcluir
  2. Todo comentário, crítica, apoio ou qualquer forma de manifesto é muito bem vinda, porém embasada e/ou coerente. Infelizmente o comentário do anônimo (gostaria de chamá-lo pelo nome, mas como o mesmo não conseguiu se identificar...) foi infundado, pois a fonte (como em todos os posts) foi destacada e mensurada no rodapé do conteúdo.
    Não deveria, mas explico. Para os desconhecedores, o wikipedia é uma enciclopédia aberta que recebe qualquer informação com qualquer conteúdo que independe da fonte, isto posto, afirmo que, um assunto com uma abrangência tão comum e ampla para o segmento, faz com que a consolidação de conteúdos estejam disponíveis nessa enciclopédia.

    ResponderExcluir