Marcador de equílibrio... essa é a referência que faço quando se trata de BSC.
Vale ressaltar que a maioria dos executivos já atuam com o conceito de BSC, porém na maioria dos casos a cultura organizacional não está adequada e/ou condicionada em agir baseada em indicadores, e em muitos casos não é esse seu real desejo.
Balanced scorecard é uma ferramenta de gestão de indicadores que mede o desempenho como um todo na organização (internos e externos).
Pilares:
Clientes: para alcançar a visão, como os clientes devem ver a organização?
Financeiro: para o sucesso financeiro, como os investidores podem reconhecer o valor agregado?
Processos: como estão os processos, como torná-los menos ineficientes?
Capacitação: como sustentar as habilidades, competências e reter os talentos da organização?
Essas questões com tranquilidade podem ser respondidas por qualquer executivo da organização, porém, como e quanto engajado com essa causa e seus pilares o mesmo está?
Para alcançar seu objetivo, a organização precisa estabelecer quais as suas prioridades estratégicas, com isso, naturalmente as iniciativas, metas, ações podem ser implementadas.
Por fim, para a implementação de BSC 3 passos são necessários:
Definir os objetivos e estratégias da organização;
Dar manutenção em seus processos ineficientes;
Estabelecer indicadores controláveis e quantitativos de desempenho.
Olhe para sua empresa e comente...
Antonio Carlos,
ResponderExcluirAprovo todas as definições expostas em seu post e sugeri tal conceito para ser utilizado pelo SAC Braspress, disponibilizando a área um relatório que possibilite que obtenham uma visão 360º.
Já utilizei este conceito "BSC" em outras empresas e o sucesso das ações tomadas com base nos indicadores disponibilizados nesta visão, é inevitável.
vale a pena, se for adotado e utilizado como base para tomada de decisão.
Carina Prates
Gestão da Informação
Gestão Estratégica de Operações
Braspress