Para encontrarmos essa resposta, é preciso dividir o mundo em "2 grandes grupos": Área de Negócios e Área de Tecnologia.
Na visão da área de negócios (na maioria dos casos), os AN´s são considerados os responsáveis em entender seus problemas, suas dores, etc..., o gênio da lâmpada... aquele(a) que é capaz de entender tudo o que a área precisa, todos os desejos dos solicitantes e prover a melhor solução.
Na visão da área de tecnologia (na maioria dos casos), os AN´s são considerados os responsáveis por quase todos os seus problemas, isso porque o mesmo é visto como um "elemento(a)" da área, um usuário avançado do sistema, um defensor do negócio e um inimigo da TI, entre outras...
Na verdade o analista de negócios é uma instituição, explico o termo: ele é um profissional qualificado que tem o papel de ouvir, analisar, compreender, sintetizar e organizar as informações alinhadas a visão e objetivo da organização. Na maioria dos casos os AN´s não estão no organograma dentro da TI, e sim dentro da área de estratégia/processos, com "report" direto a alta direção e presidência. Sua avaliação e opinião está sempre direcionada a evolução tecnológica e melhoria contínua dos processos.
São os responsáveis em entender o que são necessidades e o que é desejo (em breve um post específico do tema), elecitar a demanda com isenção e ser ético em seus posicionamentos, além disso atua como agente facilitador e principalmente na melhora da comunicação entre os "2 grandes grupos".
Muitos estudiosos, graduados, certificados e afins, têm sua definição sobre os AN´s, eu na minha humilde opinião e experiência comparo o analista de negócios como: "a ponte" e "formador de opinião".
No próximo post um detalhamento de uma das melhores técnicas utilizadas na análise de negócio: O Estudo Técnico.
Boas práticas...
Parabéns pelo Artigo. Muito bom!
ResponderExcluirSó não concordo com relação aos AN´s serem o grande vilão da área de desenvolvimento, pois quando acontece isso, provavelmente há um ruído na comunicação entre AN´S e desenvolvedores. Os 2 times têm que olhar para a mesma direção, e metodologias ágeis facilitam essa integração.
Keep going.
Posted by:
Omar Cury
Agradeço o apontamento, num tema tão controverso e polêmico o comentário de um desenvolvedor mostra sua isenção e credibilidade.
ResponderExcluir