quarta-feira, 27 de abril de 2011

Levantamento de Requisitos e Mapeamento de Processos

O levantamento de requisitos é uma das partes mais importantes do processo que resultará no desenvolvimento de um sistema. Entender aquilo que o cliente deseja ou o que o mesmo acredita que precisa e as regras do negócio ou processos do negócio. Isso é cerne que move essa importante função que faz parte da engenharia de requisitos.


Aliado ao levantamento de requisitos existe o mapeamento dos processos que é de vital importância para a melhoria dos resultados obtidos nesse levantamento. Muitos sistemas são retardados em seu prazo estipulado na fase de definição de escopo do projeto ou até mesmo morre durante seu percurso, pois, a etapa de levantamento de requisitos é negligenciada ou simplesmente feita de forma ineficaz.


Existe também um personagem, que é constantemente deixado em segundo plano, no mapeamento dos processos, o especialista do domínio ou especialista do negócio. É o profissional que possui experiência no ramo ou nicho de mercado do negócio para qual o sistema atenderá em suas funcionalidades. Porém, um fato é que as empresas esbarram em um sério problema, a dificuldade em encontrar esses indivíduos (importante informação essa, concorda?).


Para desenvolver sistemas profissionais e de qualidade, precisamos levantar de forma eficaz e com seriedade os requisitos. Para isso, é necessário ter bons profissionais em diversas áreas do ciclo de desenvolvimento: analista de requisitos, analista de processos, analistas de testes, gerentes de projetos, desenvolvedores, analistas de qualidade, e outros de acordo com a necessidade específica de cada projeto.


Acredito seriamente na importância do levantamento de processos, mapeamento e melhoria dos processos de negócio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário